Carta de Agradecimento

Assistentes Sociais da Paraíba escolhem “Seguir na Luta, Forte e Independente”

Nos últimos meses, a categoria vivenciou um importante processo de exercício democrático no interior da profissão por todo país: a escol
ha das gestões para o Conjunto CFESS-CRESS (triênio 2014-2017), através da livre participação das(os) assistentes sociais.
            Na Paraíba, tivemos um processo eleitoral especial: a maior votação da história do CRESS de nosso estado. Do interior à capital, o envolvimento das(os) profissionais foi surpreendente, via redes sociais, por telefone e nas atividades presenciais. Nos dias de votação, as(os) profissionais compareceram massivamente às sedes do CRESS e da Seccional. No caso dos que votaram por correspondência, mesmo com a greve (legítima) dos funcionários dos Correios, as(os) assistentes sociais participaram de forma expressiva, superando a votação do pleito anterior.
         Contudo, como toda eleição em que há disputas de projetos, não foi um processo fácil. Durante a campanha, a categoria viu seu direito ao exercício livre e consciente na escolha de seus representantes ameaçado. Diferentes forças políticas, ligadas aos governos e partidos políticos, tentaram interferir (sem legitimidade política ou jurídica) no processo eleitoral, desrespeitando nossa autonomia profissional e a do Conjunto CFESS-CRESS – instâncias politicamente independentes.
            A categoria, no entanto, não se submeteu, mesmo diante das perseguições políticas, das ameaças de demissões, do assédio moral, e, dentre outros, da proibição de manifestação de apoio à nossa chapa; estratégias medíocres e autoritaristas que marcam, lamentavelmente, a trajetória política dos que estão ‘no poder’ na Paraíba.
      A categoria não cedeu. Optou pelo voto livre e consciente, optou por “Seguir na Luta, Forte e Independente”. Expressão do reconhecimento das mudanças já realizadas e do compromisso que temos com a direção profissional que defendemos, mesmo diante dos desafios existentes.
            A vitória, portanto, não é do coletivo que construiu a chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente”. É de toda a categoria! De todas(os) assistentes sociais que reconhecem nesse coletivo o compromisso com o projeto profissional hegemônico e com o projeto societário ao qual este se vincula.
A vitória é também das(os) companheiras(os) de outros segmentos profissionais/estudantis que apoiam nossa luta e, conosco, somam forças nos embates e resistências contra as históricas relações de exploração, opressão e dominação, sob diversas formas reatualizadas no nosso país.
             Assim, não podemos deixar de registrar o apoio do SINTESP, SINTECT, SINDSPREV, ADUFPB, MST, SINTEP-PB, SINTEL, SINTAC, SINTEENP, CUT, SINDIFISCO, Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares da Paraíba, Movimento do Espírito Lilás, Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, da Coordenação Regional da ENESSO e do CASS-UFPB, das(os) companheiras(os) da chapa do CFESS.
            Nossos agradecimentos às(aos) assistentes sociais dos diversos cantos do Brasil, que voluntariamente nos apoiaram, sempre na torcida, com depoimentos, sugestões, textos e discussões.
     Nosso agradecimento especial às(aos) profissionais de toda a Paraíba que nos confiaram a responsabilidade de conduzir o CRESS, a partir de perspectivas de gestão e de projeto ético-político que ultrapassam as prerrogativas administrativas, e/ou de fiscalização e orientação das(os) profissionais, reafirmam o compromisso com a luta e a defesa em torno de um projeto coletivo societário emancipatório.
Por fim, convidamos todas(os) a construir o CRESS que queremos, um CRESS de Luta, Forte e Independente. Parafraseando Gonzaguinha (Sementes do amanhã):

Juntos podemos tudo
Juntos podemos mais
Vamos lá fazer o que será [a manhã desejada].


Chapa eleita para o CRESS/PB
Seguir na Luta, Forte e Independente”
Presidente - Tárcio Holanda Teixeira (Ministério Púbico da Paraíba/João Pessoa)
Vice-presidente - Mauricelia Cordeira da Silva (UFPB/João Pessoa)
1ª Secretária - Kassandra Domingas de Menezes Batista (INSS/Pedras de Fogo)
2ª Secretária - Emanuele Galdino de Oliveira Moura (João Pessoa)
1º Tesoureiro - Flávio Nery da Nóbrega Júnior (São Mamede)
2ª Tesoureira - Janaina Nunes da Silva (Educação/João Pessoa)
Conselheira Fiscal - Luciana Batista de Oliveira Cantalice (UFPB/João Pessoa)
Conselheira Fiscal - Enedina Rosa Barbosa da Fonseca (Itabaiana)
Conselheira Fiscal - Aylla Milanez Pereira (Pró-Jovem/João Pessoa)
1ª Suplente - Cristina Chaves de Oliveira (Educação/João Pessoa)
2º Suplente - Valdineri Nunes Ferreira (NASF/Patos)
3ª Suplente - Jussara Ferreira de Sousa (Saúde/Campina Grande)
4ª Suplente - Flávia Dantas de Sousa (Princesa Isabel)
5ª Suplente – Gianne Katerrine de Figueiredo (IFPB/Sousa)
6ª Suplente - Silvania Duarte de Oliveira (Trauminha de Mangabeira e Hospital de Queimadas/João Pessoa e Queimadas)
7ª Suplente - Fabiana Alcântara Lima (FABEX/João Pessoa)
8ª Suplente - Viviane Alves Machado (Política para as Mulheres e Saúde/João Pessoa)
9ª Suplente - Maria da Conceição Belmiro da Silva (FUNDAC/João Pessoa)

Chapa eleita para Seccional Campina Grande Seguir na Luta, Forte e Independente”
Coodenadora - Glaucineth C. de A. Lima (Saúde/Clínica de Fisioterapia)
Secretária – Francinete Rodrigues Macena (Educação/Profª UEPB)
Tesoureira - Calina Correia de Freitas (Assistência Social/CRAS)
Suplente – Josilene Eugênio de Moura (UPA)
Suplente – Rosiane de Souza Moreira (Saúde/PSF)
Suplente – Vânia Maria de Oliveira Farias (Estratégia Saúde da Família)

0 comentários:

Postar um comentário